10/03/2021

Como gerenciar seu tempo

Já entendemos quais são os vilões que nos fazem perder tempo, agora vamos pensar em como gerenciar o tempo de forma assertiva. 

Você já deve ter se perguntado como fazer para controlar seu tempo, não é mesmo?

Ou então já deve ter chegado ao final do dia e pensado “trabalhei tanto hoje e parece que não fiz nada” ou ainda “hoje não consegui fazer nada do que planejei”, são tantos pensamentos que temos com relação ao tempo que estamos no trabalho e as atividades que ficaram pendentes ou sem finalização que a lista seria muito grande.

Ter um gerenciamento do tempo assertivo é um dos maiores desafios enfrentados nas organizações e pensando em como podemos te ajudar a encontrar um caminho para gerenciar o seu tempo, destacamos algumas ações que podem ser feitas e que com certeza facilitarão seu dia a dia.

Planejamento

Planejar suas atividades diárias evita com que atrasos ocorram e ainda permite que você escolha ou defina qual tarefa deve fazer primeiro, considerando o tempo de execução e prioridade de cada uma.

Prioridades

Defina prioridades, se você já montou seu planejamento, defina quais são as atividades que tem prioridade, que precisam ser desenvolvidas com mais atenção e rapidez.

Checklist

Desenvolver um checklist pode auxiliar ainda mais seu planejamento e na definição de prioridades, pode ser diário, semanal, mensal ou do modo que melhor for para desenvolver suas atividades.

E ainda você pode desenvolver o checklist por processos, ganhando tempo na execução das tarefas e evitando retrabalho.

Lembretes

Notas autoadesivas podem ajudar a controlar as atividades que serão desenvolvidas, já que elas evitam esquecimentos.

Foco

Busque realizar atividades que ajudem a manter o foco, uma dica é atividade física, ioga e meditação. Assim além de buscar melhorar seu desempenho, você terá uma vida mais saudável.

Termine o que iniciar, isso é muito importante para atividades que demandam uma atenção maior. Evite fazer duas tarefas ao mesmo tempo, assim o desempenho e a entrega serão melhores.

Faça com que o tempo seja seu aliado, pratique no seu dia a dia ações simples, mas que podem fazer muita diferença na sua rotina.

E não esqueça de ter tempo para você também, lembre-se que você precisa descansar, ter momentos de lazer, seja em família ou sozinho é importante ter esses momentos, afinal, precisamos carregar nossa bateria e nos sentirmos renovados.

Mais acessados