14/04/2021

Você quer abrir uma empresa, mas não sabe como e o que fazer?

Tomar a decisão de abrir um negócio não é fácil, ainda mais quando paramos para pensar na atual situação do país, com pandemia e desemprego, empresas fechando as portas e tudo mais.

Foi pensando nisso e para te ajudar a entender como abrir um negócio bem-sucedido, que listamos alguns pontos que são importantes para a abertura e sucesso do negócio.

Plano de Negócio

Antes de qualquer ação elabore um plano de negócios, com isso você consegue diminuir os riscos ou até mesmo evitá-los.

Com o plano de negócios você sabe quanto precisa investir e como pode fazer para que o investimento gere lucros, além de identificar se suas ideias são viáveis ou não.

Identificar o Cliente

A segmentação de cliente é essencial para o desenvolvimento das atividades, quando você “dispara em todas as direções” seu produto, o risco de não ter sucesso é maior. Então identificar clientes em potencial faz toda a diferença para o negócio.

Mas como identificar ou criar a segmentação, é simples, busque por características como faixa etária, renda, gênero, estado civil. E quando o negócio for de prestação de serviços identifique o ramo de atividade que você deseja atender, o tempo de mercado das empresas que irá atender, qual o serviço ou produto que elas entregam. Monte um briefing sobre seu potencial cliente.

Pesquisa de Mercado

Busque por possíveis concorrentes, quais produtos ou serviços eles oferecem e o que efetivamente entregam. Avalie as recomendações em redes sociais, o que os consumidores estão falando sobre o produto ou serviço.

Identifique o que está faltando no mercado, qual pode ser o seu diferencial, conforme as “faltas” dos concorrentes você pode identificar as necessidades de seus futuros clientes.

Estratégias de Marketing

Faça um planejamento para a divulgação de sua empresa, com a identificação do seu público-alvo você consegue definir quais os meios de comunicação serão melhores.

Defina a identidade visual de sua empresa, como você deseja ser visto, ser lembrado, aposte em algo que você gosta.

Exigências Legais

Entenda quais são as exigências legais e específicas da atividade que deseja desenvolver, quais os riscos de abrir uma empresa com determinada atividade.

Conhecer a fundo sobre as exigências que tem para sua área de atuação é um dos fatores mais importantes para que seu negócio tenha uma vida longa.

Licenças e Registros

Para cumprir as determinações legais existe algumas licenças e registros que precisam ser feitas para a abertura de uma empresa, como por exemplo o Alvará de Licença e Funcionamento e o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Dependendo da atividade da empresa pode ser necessário ter outras licenças, como por exemplo o Licenciamento Ambiental e/ou a Licença Sanitária.

Contratação de Empregados

Este é o momento que você vai escolher sua equipe, contrate pessoas estrategicamente, pessoas que “vestirão a camisa” da empresa.

Busque por colaboradores e não apenas empregados.

Regime Tributário

Com todo o estudo realizado no plano de negócios e na pesquisa de mercado é possível identificar qual o melhor regime tributário para sua empresa.

O regime tributário pode ser optado entre o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Para entender qual seria a melhor opção de regime tributário para sua empresa contate seu contador.

E se você não tem um contador, estamos a disposição para atendê-lo.