05/02/2021

Você já se perguntou por que ter um contador para sua empresa?

Muitas pessoas se perguntam qual a necessidade de ter este profissional atendendo sua empresa, e agora vamos te contar alguns dos principais motivos para contratar um contador ou escritório de contabilidade.

Planejamento Tributário

Qual a melhor opção de tributação Lucro Real ou Lucro Presumido? A minha empresa pode ser optante pelo Simples Nacional?

São questionamentos interessantes e que não tem uma resposta clara sem análise da tributação atual, comparativos e avaliação do faturamento. Assim o planejamento tributário é definido caso a caso e neste momento é que o contador deve estar presente, esclarecendo todas as dúvidas e orientando quanto a melhor alternativa dentro do que legislação estabelece, levando a uma redução na carga tributária da empresa.

Controle e Gestão Financeira

O contador pode oferecer relatórios detalhados sobre o financeiro da empresa, com isso o cliente consegue ter em mãos informações relevantes para tomada de decisão assertiva, já que o gestor saberá exatamente como está o fluxo de caixa, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Facilidade de obtenção de crédito com os demonstrativos contábeis

Quem já solicitou algum empréstimo sabe a burocracia que é quanto a documentação. Mantendo a contabilidade em dia o contador consegue entregar a seu cliente demonstrativos contábeis que facilitam este processo.

Controle de impostos a recuperar

Com a contabilidade é possível controlar e apropriar de maneira correta os impostos que têm a recuperar, como por exemplo o ICMS, ISS e IPI.

Demonstrativo contábeis para licitação

Sim, é isso mesmo que você leu, para participar de uma licitação, faz parte do rol de documentos que precisam ser entregues os demonstrativos contábeis da empresa.

Isso é definido pela Lei nº 8.666/93 estabelece que para as empresas que participam de licitações públicas precisam ter uma qualificação econômico-financeira comprovada contabilmente.

Segurança com questões trabalhistas

O controle que a contabilidade faz com relação a documentos trabalhistas influencia a empresa, processos e possíveis passivos nesta área. Manter a contabilidade atualizada beneficia tanto o empresário quanto seu empregado.

Capacitação constante

O contador faz constante aperfeiçoamento e estudo da legislação vigente, buscando melhorias financeiras para apresentar a seu cliente, assim tecnologias e legislações são o foco do contador que deseja ter a melhor entrega.

Realizar a escrituração contábil possibilita distribuir lucros isentos

Para que o lucro distribuído aos sócios seja isento de impostos sobre a renda, o IRPF, é necessário que haja uma contabilidade apurada pela escrita contábil, não havendo esta apuração o valor isento fica limitado pela presunção de lucro, previsto no art. 15 da Lei nº 9.249/1995.

Com os motivos citados podemos concluir que o contador é um parceiro do seu negócio, que não mede esforços para contribuir com o crescimento de sua empresa.