26/08/2022

Onde está o meu lucro?

São principalmente 3 os relatórios que todo varejista precisa conhecer para analisar as finanças e a performance comercial do seu negócio.

Esses demonstrativos devem responder as seguintes questões, veja se você tem essas respostas:

A minha empresa é lucrativa?

Quanto sobra de lucro no final do mês?

Ela pode ser mais lucrativa? Se sim, que alterações são necessárias para aumentar os resultados?

Onde eu estou errando? Administração? Operação da loja? Comercial?

A operação está enxuta? As despesas operacionais estão dentro da média de mercado?

Despesas administrativas, investimentos estão dentro do limite?

Quanto eu posso ter de retirada?

A venda está condizente aos compromissos assumidos?

A margem é suficiente para quitar as despesas?

Onde está o dinheiro do lucro do período?

Relatório 1

DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício

É um relatório contábil muito importante e um grande aliado do empreendedor, uma vez que evidencia se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízo, dentro de um determinado lapso temporal. Trata-se de um demonstrativo elaborado em conjunto com o balanço patrimonial e deve ser assinado por contador habilitado pelo CRC. Legalmente, é um demonstrativo anual e obrigatório para todas as empresas, exceto para o MEI.

O fisco utiliza esse demonstrativo para verificar se os impostos estão sendo calculados corretamente, além de comparar se os lucros apresentados na DRE estão de acordo com os lucros declarados pelos sócios da declaração da pessoa física. Pode ser solicitada pelas instituições financeiras para análise de fornecimento de crédito e ainda por investidores para saberem se há segurança ou não para aplicar seu dinheiro.

A DRE pode ser elaborada mensalmente para orientação da saúde dos negócios, auxiliando na tomada de decisões que poderão reduzir gastos e aumentar o faturamento, porém, com alguns cuidados, já que, trata-se de um relatório contábil que pode não refletir as informações gerenciais. Pode servir de base para uma projeção para o próximo mês, mas sempre será analisada com o mês fechado. Se você precisa de mais agilidade nas informações, é importante conhecer o próximo relatório.

Relatório 2

DRO – Demonstrativo de Resultado Operacional

Esse demonstrativo tem tudo o que uma DRE tem, porém, com informações gerenciais, reflete tudo o que ocorre na sua operação, é analisado por competência, identificando se o negócio foi lucrativo no período em que está sendo analisado. Deve-se criar um orçamento com acompanhamento diário ou semanal para cada linha da DRO, para verificar se o orçamento está próximo da meta definida. Dessa forma é possível identificar de forma imediata onde há necessidade de intervenção para buscar a meta almejada, com o mês ainda em movimento, por meio de um plano de ação. Assim, já se inicia o mês sabendo aonde se quer chegar e qual o resultado que se busca atingir. E para saber se o lucro que aparece no relatório está no caixa você pode utilizar o próximo relatório.

Relatório 3

DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Reflete exatamente o que aconteceu no caixa da sua empresa. Na DFC não verificamos venda e sim o recebimento obtido; não analisamos compra, mas os pagamentos efetuados. Esse relatório demonstra ainda como vai ficar o seu caixa, pois, leva em consideração as contas a pagar e a receber futuras. O lucro do mês anterior pode não estar no caixa ainda, e isso pode se dar porque vendas do mês anterior ainda estão pendentes de recebimento ou os pagamentos desse mês podem ter sido maiores devido a quitação de uma dívida ou fornecedor antigo. O dinheiro do resultado da competência pode estar no estoque. Nem sempre o seu caixa vai refletir a competência do período, mas isso ocorrerá a longo prazo.

 

Não há um relatório ideal, cada um demonstra o resultado por óticas distintas, no entanto, essas 3 visões são indispensáveis para que o empresário consiga medir o seu lucro e tomar decisões assertivas. Saber ler esses relatórios permitirá ao administrador enxergar a saúde financeira do seu negócio de forma mais fácil, ágil e precisa.

Conte conosco para ajudar na elaboração desses demonstrativos e facilitar a gestão econômico-financeira da sua empresa.