contato@vanin.com

(45) 2104-7000

(45) 98842-2233

22/02/2021

O que te faz perder tempo?

Você já se perguntou o que te faz perder tanto tempo?

Antes de entender quais são os “ladrões do tempo” vamos esclarecer o que significa perder tempo.

Podemos considerar que perder tempo é desperdiça-lo com tarefas inúteis ou até prejudiciais, como fofocas por exemplo.

Fazer pausas para tomar um café, arejar a cabeça, descansar um pouco não pode ser considerado perder tempo, a menos que isso seja excessivo, é importante utilizar do bom senso.

Agora que entendemos o que é perder tempo, vamos falar quem são os maiores ladrões de tempo que ocorrem e nem percebemos.

Desorganização

A falta de organização faz com que se torne difícil manter o foco, e quando perdemos o foco perdemos tempo. Manter a organização de sua mesa, de sua agenda e de e-mails ajuda no processo de desenvolvimento de atividades.

Procrastinação

Mas o que é procrastinar?

É o processo de adiar algo, deixar para depois.

A procrastinação ocorre por inúmeros motivos, pode ser falta de autoconfiança, a dificuldade de determinada atividade ou por falta de interesse.

Incapacidade de dizer não

Dizer não é muito desconfortável, mas precisamos entender que se recusar a realizar ou aceitar determinada tarefa é uma virtude. Muitas pessoas não conseguem dizer não e acabam sobrecarregadas de trabalho ou não conseguem realizar suas entregas no prazo. O agravante pra não conseguir dizer não é que esta atitude afeta a saúde.

Realizar tarefas simultâneas

Evite realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, isso faz com que o tempo despendido nas atividades seja maior.

Falta de autonomia

Quando as atividades dependem de processos com autorização de líderes, o tempo de desenvolvimento acaba sendo maior, dar autonomia a tarefas básicas pode resolver esse problema.

Agora que sabemos um pouco mais sobre situações que nos levam a perder tempo, é o momento de analisar a rotina e fazer uma lista de todos os ladrões de tempo e avaliar o que pode ser feito para evitar o desperdício de tempo.