Diferenças entre Programa Casa Verde e Amarela e Programa Minha Casa Minha Vida

Publicado dia 15 de setembro de 2020.

O Programa Casa Verde e Amarela foi lançado para substituir o Programa Minha Casa Minha Vida, visa atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.

A principal diferença entre os programas é que pelo MCMV a separação da renda é por faixas, e com o Programa Casa Verde e Amarela a divisão é por grupos.

Pelo Programa Minha Casa Minha Vida as famílias na faixa 1, com renda de até R$ 1,8 mil mensal recebiam subsídios para a aquisição do imóvel, as demais faixas não estavam contempladas neste benefício.

Com o Programa Casa Verde e Amarela as famílias integrantes do grupo 1 terão a compra com Produção Subsidiada, Regularização Fundiária, Melhoria Habitacional e Produção Financiada, os Grupos 2 e 3 podem comprar por Produção Financiada e Regularização Fundiária até R$5.000,00.

Outra diferença entre os dois programas é que no MCMV a taxa de juro era única para todo o País, variando conforme a faixa de renda da família. Já com o Programa Casa Verde e Amarela, a taxa de juros é variada, considerando a faixa de renda da família e a localidade do imóvel, os moradores do Norte e Nordeste tem redução nas taxas.

https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/habitacao/casa-verde-e-amarela/saiba-o-que-muda-com-o-novo-programa