28/08/2019

Dia 28/08 é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado


Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais?

 

O voluntariado é realizado através do trabalho voluntário, sendo um conjunto de ações de interesse social, onde toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos recreativos, culturais, escolares entre outros.    


A Classe Contábil através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), apoia alguns projetos de voluntariado. O que muita gente não sabe é que parte do Imposto de Renda pode ser destinada para estes projetos. O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reforça esta informação em seus treinamentos e comunicações, sensibilizando os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado, para que através de seus conhecimentos estes profissionais possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.


O Instituto Décio Mertz-IDM, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel – SINCOVEL, preocupado com a responsabilidade social apoia projetos que promovam o bem-estar social e uma aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade para que esforços conjuntos sejam utilizados no desenvolvimento econômico e social objetivando o bem comum.


Você pode contribuir para fundos da criança e do adolescente e dos idosos durante todo o ano. O abatimento para pessoas físicas é de até 6% do Imposto de Renda devido na declaração (modelo completo) se a doação ocorrer até o dia 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração e 3% no ato da declaração. Para pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real até 1%.


Os recursos destinados são aplicados em projetos desenvolvidos em âmbitos municipais, estaduais e federais voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, em áreas de educação, saúde, lazer, entre outras. “A destinação só é permitida às entidades cadastradas nos Conselhos Municipais, que são formados por representantes do poder público e cidadãos que se propõem a fiscalizar como o dinheiro está sendo aplicado. Eles analisam as instituições sociais e projetos que tenham resultados comprovados e definem quais podem receber os recursos destinados pelos contribuintes”, esclarece Francisco Savi, coordenador da Comissão Estadual do Projeto do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCPR.    


Existe a possibilidade ainda de doar 1% para o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e 1% para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). 


A regra também vale para quem quer fazer doações e tem imposto a ser restituído. Sendo que a pessoa física que fizer a doação receberá a restituição já descontado o percentual doado.


As doações também podem ser feitas através de aplicativos baixados em smartphones e tablets.


Converse com seu contador, doe parte do seu imposto e contribua para um país mais justo e igualitário.

 

Fontes:


https://www.crcpr.org.br

http://voluntariadocontabil.cfc.org.br

https://institutodeciomertz.org.br

Dia Nacional do Voluntariado