contato@vanin.com

(45) 2104-7000

(45) 98842-2233

04/02/2021

6 Dicas de como manter sua equipe motivada

Todos precisamos de motivação, seja no campo profissional ou pessoal, alguns dias somos motivados por alguém, e em outros dias somos a motivação para outra pessoa, esse é o ciclo natural do ser humano.

Não precisamos estar motivados o tempo todo ou todos os dias, mas precisamos estar dispostos a perceber que em alguns momentos nossa motivação é fundamental.

E como fazer para que a equipe se sinta motivada?

Selecionamos 6 dicas que podem te ajudar com este questionamento, e assim alavancar seu negócio apenas com a motivação e disposição dos colaboradores de sua empresa.

Humanização da empresa

Desenvolva a missão, visão e valores de sua empresa com seus colaboradores, quando estes não estão claros para a equipe, todos remam sem destino e o local de chegada é incerto.

Ofereça capacitação e treinamentos

A motivação também surge de aprender algo novo ou apenas de relembrar o que já sabemos, mas não praticamos com frequência, então aproveite para motivar a equipe com a capacitação dela.

A busca pelo conhecimento deve ser constante, ofereça treinamento online, treinamentos do sistema utilizado na empresa ou o que mais se adequar a sua atividade.

Quando for possível, durante o treinamento, aproveite para trocar ideias com a equipe, ouvir o que pensam sobre o tema, se tem alguma dúvida, deixe à vontade para questionamentos, isso fara com que se sintam relaxados e não se torne um momento cansativo ou uma extensão do trabalho.

Pratique a Escuta Ativa e Feedback

A Escuta Ativa é uma ferramenta de comunicação encontrada dentro do conceito de Comunicação Generosa, que deixa visível seu interesse em uma conversa com o outro, conseguindo assim entender a mensagem que está sendo passada durante essa conversa.

Esta ferramenta não é apenas o ato de ouvir, mas também de demonstrar o interesse pelo assunto e principalmente sem julgamentos.

O Feedback é outra ferramenta voltada para a comunicação, ele é muito utilizado para avaliação e exposição de opiniões, mas não é uma tarefa fácil dar ou receber feedbacks.

Para o uso de forma assertiva desta ferramenta é necessário ser objetivo e claro, não deve restar dúvidas sobre o entendimento da mensagem que está sendo enviada durante a comunicação, então é importante fazer sempre a confirmação se os envolvidos estão entendo e como estão entendo o que está sendo exposto.

O Feedback pode ser Negativo, Positivo, Insignificante e Ofensivo, embora os 2 últimos não sejam tão conhecidos eles são utilizados e nem percebemos, por exemplo o Feedback Insignificante, é aquele que ao final da conversa os envolvidos se perguntam “o que devo fazer com esta informação?” e o Feedback Ofensivo não é construtivo e normalmente é realizado quando estamos agindo pela emoção, ocorre quando a pessoa está com a “cabeça quente”.

Reconhecimento

A frase “O salário emocional vai além do dinheiro” define perfeitamente esta ferramenta.

É a mais pura realidade, as pessoas buscam ser reconhecidas, seja pelo trabalho realizado, pela cultura e valores alinhados com a empresa, pela possibilidade de expressar suas ideias e estas serem ouvidas, pela oportunidade de crescimento profissional dentro da empresa, ou até mesmo uma lembrança no aniversário de empresa, no dia das mães ou dos pais.

São tantas as formas de reconhecimento que precisamos parar e analisar qual é que mais adequada para a organização.

Direito ao erro

É preciso entender que uma empresa não caminha sozinha, ela depende das pessoas por trás dos computadores, do balcão de atendimento e da limpeza para se manter.

E quando falamos pessoas, devemos lembrar que erros podem acontecer e desde que sejam legítimos, ou seja, que ocorrem quando se teve uma boa intenção, na tentativa de acertar, eles fazem parte do processo de conhecimento e crescimento do profissional.

Aproveitar estes erros para que todos possam aprender juntos e sem julgamentos é uma ótima oportunidade e incentivo a aprendizagem.

Seja um Líder

Isso mesmo, a equipe precisa de um líder para estar motivada, inspire e empodere seu time, assim eles sentirão confiança em perguntar ou sugerir mudanças, seguirão seu exemplo.

Treinar os gestores da empresa para se tornarem líderes de equipe, além de mostrar reconhecimento irá manter o ambiente de trabalho mais agradável com pessoas capacitadas e com empatia para o cargo.

Autor(a) do post

Valquíria

Valquíria