Tempermed ganha segurança e eficiência com as soluções do Vanin


Desde o mês de Julho/2015 o Grupo Tempermed de Medianeira-PR., que emprega 220 colaboradores, conta o apoio do Vanin para executar os processos da folha de pagamento/departamento pessoal e assessoria nos demais processos da área de recursos humanos.

No pacote estão a terceirização da folha de pagamento, consultoria trabalhista e previdenciária, soluções para gestão do ponto eletrônico e segurança do trabalho, processos para implantação do eSocial, e principalmente o empenho em ajudar o grupo Tempermed na otimização de processos com foco na estruturação da área de Gestão Estratégica de Pessoas.

Conversamos com a Gestora de Pessoas do Grupo Tempermed, Simone Zamin, que é a responsável pelo projeto de estruturação do departamento de Gestão de Pessoas.

Vanin: Fale um pouco da história do Grupo Tempermed.

Simone: A empresa Tempermed foi fundada no ano de 1997 sendo uma vidraçaria com o nome de Nossa Senhora Medianeira, após alguns anos Roque Colombo com sua visão empreendedora visou uma oportunidade no oeste do Paraná em montar uma indústria de têmpera de vidros, que passou a se chamar Tempermed (Têmpera de Medianeira). A indústria de têmpera de vidros se tornou a 5° maior do Brasil por seu tamanho, máquinas de última geração (trazidas da Itália - Europa), dando a garantia de ótima qualidade em seus produtos e serviços.

Com o passar dos anos Roque Colombo continuou com sua visão empreendedora e novamente investiu em sua empresa buscando o segmento de laminação de vidros (vidros de segurança), e também a empresa Omega Alumínio (perfis de alumínio) constituindo assim o grupo Tempermed. Foram muitos os desafios enfrentados durante sua trajetória até figurar entre as grandes do setor vidreiro nacional.

A perspectiva no mercado é de se fortalecer no segmento de vidro temperado, laminado, tendo como diferencial a qualidade e tamanhos dos vidros processados, atendendo diretamente grandes construtoras da construção civil e indo ao encontro da arquitetura moderna, onde este produto está ganhando grande importância.

A empresa vem fazendo investimentos para melhor atender seus clientes como o ERP, que melhora a controladoria e agiliza as informações; renovação de sua frota de caminhões, com o Caminhão Sider, agilizando assim o processo de entregas; nova indústria de vidros laminados com produção de 50 mil metros/mês; entre outros.

Atualmente, a Tempermed atende todos os segmentos do setor, como construção civil e linha decorativa, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. E, além da certificação do Inmetro nos vidros planos, a Tempermed, conta agora com a certificação em vidros automotivos, sendo uma das cinco empresas certificadas no Brasil.
São 20 anos disponibilizando os melhores produtos no mercado. Consolidada como referência no setor vidreiro, a Tempermed quer ir além. Buscar novos caminhos, novas opções. Correr atrás das melhores tecnologias e das melhores pessoas, na procura por uma empresa cada vez melhor. E é nisso que investimos atualmente: no futuro.

Vanin: Como era a realidade vivida pelo Grupo Tempermed antes de ser cliente do Vanin? E hoje, o que mudou após utilizarem as soluções do Vanin?

Simone: A empresa tinha uma visão burocrática no departamento de RH, sendo apenas o setor pessoal, não havendo estratégias de gestão de pessoas, porém com uma nova visão da diretora executiva Marcia Simionatto, teve um olhar diferente, alterando o nome do departamento de Rh para Gestão de Pessoas e trazendo mudanças de cultura para dentro do setor. Fez mudanças de pessoas, processos e terceirizou a folha de pagamento.

Vanin: De forma geral, quais são os resultados alcançados pelo Grupo Tempermed na área de Recursos Humanos com o apoio do Vanin?

Simone: Os resultados são inúmeros, porém elencamos os de grande impacto:
- Agilidade no processo;
- Pessoas capacitadas para processar a folha de pagamento e seus tributos;
- Diminuição de colaboradores no setor;
- Assessoria e consultoria nos procedimentos de RH;
- Padronização de informações e parametrização no sistema de acordo com nossa demanda;
- Treinamentos com nossa equipe de liderança sobre o eSocial.

Vanin: Como você avalia o relacionamento com o Vanin?

Simone: Nosso relacionamento é de muita proximidade, pois temos o Vanin como parceiros em vários processos, sendo na consultoria, na assessoria, treinamentos e visão estratégica do departamento de Gestão de Pessoas.

Vanin: Quais são os projetos futuros que o Grupo Tempermed irá realizar na área de recursos humanos com apoio do Vanin?
Simone: Os projetos junto o Vanin tendem a somar, aumentar e estreitar cada vez mais, pois temos a visão de aprimorarmos a visão estratégica, onde o Vanin nos dá suporte diariamente nos processos e nós do grupo Tempermed na estratégia. Temos interesse em fortalecer com novos módulos de T&D, Refeitório, Cargos e Salários. Buscaremos ser referência do oeste do Paraná em Gestão de Pessoas junto com o Vanin.

Vale ressaltar que não é apenas o Vanin que fará o sucesso na empresa, pois sozinho não consegue aplicar a nova visão estratégica de Gestão, ele necessita de um agente de mudança dentro da empresa parceira (cliente), com visão aberta para que o Vanin possa aplicar e desempenhar seu conhecimento e sistema de gestão.