Hospital Policlínica terceiriza a folha de pagamento com o Vanin para desenvolver o RH estratégico



O Hospital Policlínica Cascavel, com atuação a mais de 40 anos, situado em Cascavel – PR. possuía estrutura interna de Departamento Pessoal há mais de 18 anos.

É uma tendência mundial a terceirização das atividades meio, para a empresa concentrar-se na sua atividade fim. Pensando nisso desde Fevereiro/2012 o Hospital Policlínica Cascavel terceirizou a folha de pagamento e demais atividades de Departamento Pessoal com o Vanin.

O HPC possui aproximadamente 400 colaboradores, funciona 24 horas, tem setores ininterruptos em escala de revezamento, possui diversos horários de trabalho, e gerencia a jornada de trabalho através de sistema eletrônico de ponto. Desta forma o HPC buscou um parceiro que fosse capaz de automatizar a folha de pagamento e também o ponto eletrônico.

O HPC acreditou no Vanin como empresa especialista na área de RH. “Era preciso buscar um parceiro especialista, que pudesse nos atender a contento, que possuísse sistema de RH de alto nível, bem como equipe preparada para execução do trabalho com segurança, para nos auxiliar na tomada de decisão, encontramos tudo isso no Vanin, e os resultados são bem satisfatórios” reforça o diretor executivo do Hospital Policlinica, Everton Lacerda Dutra.

Para Fabio Carvalho, Gestor de RH do Vanin, responsável pelo projeto de terceirização, o maior desafio foi realizar a gestão correta da jornada de trabalho dos colaboradores e descentralizar a gestão do controle do ponto eletrônico junto aos líderes do hospital. “Começamos desenvolvendo todas as regras do controle do ponto com base na CLT e nas convenções coletivas. 
Depois criamos processos de envio automático dos cartões ponto para os e-mails dos gestores. Hoje o processamento do cartão ponto é feito de forma automática, sem intervenção do usuário, onde os líderes podem acessar o sistema em tempo real para consultar quais colaboradores estão trabalhando, quais chegaram atrasados ou faltaram, quem esta realizando horas extras, bem como abonar faltas, lançar atestados, etc”.

Fabio também explica que “ foi possível otimizar diversos processos, reduzindo trabalho manual, e liberando o RH da empresa para atuar de forma estratégica melhorando os processos de recrutamento e seleção, treinamentos e clima organizacional”.

Abaixo citamos alguns benefícios que a empresa ganhou com os serviços:
- Controle de ponto eletrônico integrado com a folha de pagamento;
- Descentralização da gestão do ponto, com acesso dos gestores ao sistema;
- Gestão automática do benefício vale alimentação, geração de valores, cadastro de novos colaboradores, geração de arquivos e compra de créditos; (Alelo)
- Gestão automática do vale transporte, apuração de valores e geração de arquivos para compra de vales (Vale Sim);
- Gestão assertiva de empréstimos consignados em folha de pagamento;
- Descontos assertivos de plano de saúde, mensalidade e co-participação Unimed por meio de importação de arquivos;
- Geração de arquivos contábeis para o sistema Tasy;
- Geração de arquivos financeiros para o sistema Tasy;
- Customização de relatórios personalizados para tomada de decisão;
- Geração de arquivos bancários para pagamentos de salários, férias, rescisões;
- Geração de arquivos de demonstrativos de salário para disponibilização no ambiente bancário;
- Envio de relatórios automáticos por e-mail: Alerta de vencimento de férias, prazos de contratos de experiência, previsões de retorno de afastamentos, entre outros;

Comunicação Vanin