Construtora Viver Bem otimiza a gestão de benefícios de Vale Alimentação com as soluções do Vanin


A Construtora Viver Bem, empresa do ramo da construção civil, com 14 anos de atuação, situada em Cascavel – PR, otimiza a gestão dos benefícios de vale alimentação, com as soluções Vanin.
Determina a Convenção Coletiva de Trabalho dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, entre outros benefícios, o pagamento do vale alimentação mensal. O pagamento deve ser realizado de acordo com os dias trabalhados dos colaboradores.

A CVB realiza o pagamento dos benefícios através da empresa Nutricard. O trabalho era feito de forma manual, seja na apuração dos valores, no cadastro dos cartões dos novos trabalhadores, bem como na recarga mensal do valor individual do benefício. Procedimento esse que gerava horas de trabalho na empresa.

O Vanin identificou as necessidades da empresa, mapeando as regras das convenções por sindicato, criando assim um processo automático de apuração dos valores, cadastro de novos cartões e recarga de valores através da geração de arquivos para empresa Nutricard. Além da otimização deste processo, a empresa passou a ter as informações de recursos humanos em tempo real, através do acesso ao sistema de RH.

De acordo com Marlene Zuch, Analista de RH do Vanin, responsável pelo atendimento da CVB “O ramo da construção civil exige informações de RH em tempo real, muitas vezes a empresa precisa da informação imediata, por exemplo para emitir um aviso prévio, consultar uma data de admissão, ou último período de férias, etc. Com o acesso ao sistema, a empresa ganhou agilidade e mais autonomia para tomar decisões. Já na gestão do vale alimentação, em menos de cinco minutos a empresa cadastra os novos cartões de forma coletiva e faz a recarga do benefício com base nas informações da folha de pagamento, através da geração de arquivos."

Conversamos com a Gestora Financeira da CVB Gisele Viana, como as soluções ajudaram no processo administrativo da empresa. Confira trechos da entrevista abaixo.

Vanin - Antes da CVB acessar o sistema de RH, como era feita a consulta e controle das informações dos trabalhadores, quais eram as dificuldades ? 
GV - Eram feitas por telefone e/ou por e-mail, solicitávamos diversos relatórios para incluir e excluir funcionários do Seguro de Vida, recarga do Vale Mercado e atualização cadastral e pesquisa de colaboradores, os controles eram feitos em planilhas do Excel e arquivadas em pastas, a maior dificuldade era o tempo e o controle desses arquivos.

Vanin - Quais benefícios e facilidades a empresa ganhou com o acesso ao sistema de RH? 
GV - Entre outros benefícios, o sistema de RH reduz custos e melhora a eficiência, através da redução de papel e redução de fluxo de trabalho, da automação de atividades rotineiras e repetitivas, da agilidade de resposta e da garantia de tomada de decisões.

Vanin - Como era feita a compra dos benefícios de Vale Alimentação, cadastro de novos colaboradores perante a Nutricard, quais eram as dificuldades? 
GV - As recargas eram realizadas em planilhas de excel e posteriormente incluído o arquivo ao site do Benefício, os novos colaboradores eram cadastrado no site do Benefício um por vez, as recargas parciais e a disponibilidade de tempo eram as maiores dificuldades. 

Vanin - Quais benefícios e facilidades a empresa ganhou com a Gestão do Vale Alimentação de forma automática no sistema de RH ? 
GV - Com a recarga do Vale alimentação automática a empresa ganhou em tempo e qualidade do serviço, pois os valores gerados conforme o cartão ponto e a folha de pagamento. O sistema de RH proporciona agilidade, segurança e credibilidade é uma excelente ferramenta na parte de gestão do Vale alimentação sabendo que o segmento da construção civil tem grande rotatividade, por isso a informação tem que ser precisa, clara e instantânea, requisitos indispensáveis para tomadas de decisões. É um sistema de gestão, de fácil operação e, como parte do processo, o Vanin realiza todo o acompanhamento, desde a implantação e treinamento.

Comunicação Vanin